Sendo a nossa missão de divulgar e revelar a presença permente de "Jesus Escondido"
Que ninguém pense, como alguns iluminados, que Maria, por ser criatura, possa ser obstáculo à união com o Criador; é que já não é Maria que vive, é Jesus Cristo apenas, é Deus só que vive n'Ela. A sua tranformação em Deus ultrapassa infinitamente a de São Paulo e a de outros Santos, mais do que o Céu ultrapassa a terra em altura.
Maria não existe senão para Deus; por isso, longe , de segurar para si uma alma, Ela projeta-a em Deus e une-a Ele com mais perfeição ainda do que a alma está unida a Ela.
Maria é o eco admirável de Deus, que só sabe repercutir "Deus " quando uma alma lhe grita: "Maria, e que não sabe senão glorificar a Deus quando, tal como Santa Isabel, a proclamam bem-aventurada.
Se os falsos iluminados, miseravelmente enganados pelo domónio até na oração, tivessem sabido encontrar Maria, e Jesus por Maria, e Deus através de Jesus, nao teriam certamente dado tão terríveis quedas.
Quando um cristão encontrou Maria e Jesus através de Maria e Deus Pai através de Jesus, pois terão encontrado todo o bem - referem alguns santos (34). E dizendo todo o bem, nada se exceptua; toda a graça e toda a amizade junto de Deus; toda a segurança contra os inimigos de Deus; toda a verdade contra a mentira; toda a facilidade e toda a vitória contra as dificuldades da salvação; toda a doçura e toda a alegria nas amarguras da vida.
É AUXÍLIO NO SOFRIMENTO
é Não pretendemos afirmar que quem encontrou Maria através duma devoção verdadeira venha a ficar isenta de cruzes e sofrimento. Bem ao contrário! até será mais assaltado do que os outros já que Maria - qual Mãe dos viventos - dá a todos os seus filhos alguma porção da Arvore da Vida, a cruz de Jesus.
Reservando-lhes, porém, grandes cruzes também a graça de carregá-las com paciência, e até com alegria, de maneira que as cruzes que Ela dá àqueles que lhes
pertencem são - por assim dizer - saborosas, ou cruzes doces e não cruzes amargas. Ainda que , durante algum tempo e por serem amigos de Deus, devam beber o cálice da amargura , porem, a consolação e a alegria que recebem de sua bondosa Mãe - passada a provação - dá-lhes força e coraem para carregarem cruzes ainda bem mais pesadas e amargas.
É INDISPENSÁVEL UM RELACIONAMENTO PESSOAL
COM MARIA
A dificuldade está pois, em saber alcançar verdadeiramente a Santissima Virgem, para assim se poder obter todas as graças em abundâncias.
Deus, qual Senhor todo-poderoso, poderá, por virtude própria, comunicar diretamente aquilo que, de modo ordinário, comunica só atraves de Maria. E não se poderá negar - fazê-lo seria temerário - que, por vezes, Deus até se comunica diretamente. Porém - como refere S. Tomás - tende em consideração o plano estabelecido pela divina Sabedoria, nao se comunica aos homens, de forma ordinária, senão por Maria, isto na ordem da graça (cfr. ASE 207; SM 10, 35; 36; VD 22-25).